Boletim do Ponta de Flecha Distrito Federal 2025

O Ponta de Flecha é uma atividade que tem como  finalidade o desenvolvimento pessoal para liderança, nos Ramos Escoteiro e Sênior. Seu principal objetivo é fortalecer valores como trabalho em equipe, responsabilidade, solidariedade e protagonismo juvenil, preparando-os para liderar suas patrulhas com espírito escoteiro.

Nesta edição de 2025, o evento será realizado em nosso Campo Escola, em dois sub campos separados por ramos. No Ponta de Flecha, o acampamento se transforma em palco de protagonismo: cada jovem assume responsabilidade pela sua patrulha e pelo seu desenvolvimento, consolidando o Sistema de Patrulhas, despertando autonomia, espírito de grupo e fraternidade escoteira.

Ao final do evento, esperamos que os jovens regressem às suas Tropas mais confiantes e engajados, conscientes de seu papel de liderança e preparados para multiplicar as boas práticas escoteiras aprendidas.

Participe do Ponta de Flecha 2025 e desperte o líder que há em você.

Sobre o Evento

Data: Início às 8h do dia 26 de julho de 2025 (sábado) e término às 12h do dia 27 de julho de 2025 (domingo). 

Local: Campo Escola dos Escoteiros do DF – https://maps.app.goo.gl/ZmzTyt4sLuTu7U2Q9.

Dinâmica do Evento: Os jovens inscritos de cada ramo serão divididos, pela organização, em patrulhas com até 8 escoteiros(as) ou 8 seniores ou guias, num total máximo de 8 patrulhas no ramo escoteiro e 8 no ramo sênior. 

Essas patrulhas irão participar dos Módulos e suas respectivas divisões em rodízio, no formato de bases. Os módulos serão conduzidos pela equipe organizadora e convidados, com o apoio operacional da Equipe de Serviço, que também atuará na Infraestrutura e na Administração do Evento no geral. 

A alimentação será fornecida pela organização.

Cada Tropa montará um subcampo nos espaços reservados pela organização e realizará o preparo das suas refeições.

Material Individual:

Além do material usual de pernoite (muda de roupa, kit cozinha, material de banho etc.), os participantes devem levar barraca, isolante térmico e/ou colchonete ou colchão inflável. Eventual necessidade de utilização de dormitório deve ser comunicada e justificada à organização para providências. 

Alimentação:

A alimentação será fornecida integralmente pelo evento. Os inscritos devem trazer, apenas, kit cozinha (copo, prato e talheres) e as patrulhas devem se organizar para ter ao menos uma caixa de patrulha. Restrições alimentares devem ser destacadas na ficha médica antes da inscrição.

Programação

  • Aprendizagem pela ação (vivência prática de técnicas escoteiras);
  • Desenvolvimento da autonomia e responsabilidade;
  • Trabalho em equipe e liderança dentro da patrulha;
  • Vivência ao ar livre; e
  • Aplicação concreta de competências como planejamento, cooperação, organização e tomada de decisões.

Participação e inscrição:

Vagas:

Haverão 64 vagas para Escoteiros e Escoteiras, 64 para sêniores e guias. 

Cada Unidade Escoteira terá uma vaga por patrulha devidamente inscrita no Paxtu, conforme recomendação da corte de honra correspondente, devendo haver a inscrição de, no mínimo, 1 escotista responsável, para que a tropa possa usufruir do número de vagas. 

O escotista responsável atuará  como equipe de serviço, acompanhando patrulhas e auxiliando em todas as atividades que se fizer necessário.

Categoria:

Jovem (Escoteiro ou Sênior):

Taxa de R$100,00 (inclui almoço, jantar, café da manhã, lanches, material de programa e infraestrutura). 

O Jovem deve estar com: 

  • Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório; 
  • Cadastro no Paxtu no ramo de inscrição; e 
  • Idade compatível com o ramo de inscrição durante todo o evento.

Equipe de serviço:

Taxa de R$80,00 (inclui almoço, jantar, café da manhã, lanches).

O Adulto deve estar com: 

  • Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório; 
  • Cadastro no Paxtu na condição de Escotista ou Dirigente.

Camisetas do evento: 

A camiseta será vendida separadamente Via Paxtu, no valor R$35,00 e o pagamento deve ser feito junto das inscrições. Os tamanhos são PP, P, M, G, GG e EG.

Ramo Escoteiro

Ramo Sênior

Pagamento e inscrições:

A inscrição deverá ser feita individualmente no Meu Paxtu do dia 30 de junho ao dia 6 de julho de 2025, e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito em lote para a região até o dia 7 de julho de 2025.

Cada Unidade Escoteira Local deverá realizar um depósito único, no valor exato das inscrições constantes no Paxtu, e enviar o comprovante para contato@escoteirosdf.org.br, junto com a listagem de inscritos e de camisetas.

Informações de pagamento:

Pix 

BANCO CAIXA 

AGÊNCIA: 2893  CONTA CORRENTE: 577530644 

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – REGIÃO DF 

Regras Gerais

Cancelamento da inscrição:

O cancelamento da inscrição com reembolso integral poderá ser solicitado, impreterivelmente, até o dia 7 de julho  de 2025. Após esse dia, cancelamentos de inscrição não gerarão direito a reembolso. Em qualquer caso, o cancelamento deverá ser solicitado por e-mail para contato@escoteirosdf.org.br.

Aproveitamento da Inscrição:

Não é permitido o aproveitamento de inscrição paga como crédito em outro evento. Caso o inscrito não possa participar do evento, indica-se o cancelamento da inscrição, com recebimento de eventual reembolso, conforme o caso.

Ficha Médica:

Solicitamos que todos os participantes mantenham suas fichas médicas atualizadas, incluindo revisão das restrições alimentares. A atualização garante um atendimento mais preciso e seguro em caso de necessidade durante o evento, incumbindo a cada inscrito e seus respectivos responsáveis realizá-la sempre que necessário.

Autorizações:

As Unidades Escoteiras deverão estar com as autorizações de cada jovem devidamente assinadas pelos pais ou responsáveis. Não haverá entrega para a coordenação do evento. 

Atitudes e Comportamentos:

Eventos escoteiros representam um espaço de encontro, intercâmbio e amizade, refletindo os valores expressos na Lei e Promessa Escoteira. O não cumprimento das normas ou instruções fornecidas pela Organização acarretará medidas apropriadas, podendo inclusive resultar na exclusão do participante. 

Relações Interpessoais:

Atitudes ou situações que comprometam a integridade física, psíquica e moral dos participantes, assim como sua estabilidade emocional, não serão toleradas. Os participantes devem demonstrar respeito mútuo, enquanto os adultos devem aderir à Política de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil, conforme estipulado no Capítulo 15 do nosso P.O.R.

Procedimentos não previstos: 

A coordenação do evento decidirá quanto aos procedimentos não previstos neste boletim.

Espaços Seguros:

Os Escoteiros do Brasil comprometem-se a oferecer um ambiente seguro para que os conceitos da Política Nacional de Espaços Seguros sejam cumpridos com excelência.

Serão viabilizadas distintas formas de inclusão, de acordo com necessidades específicas de seus participantes, desde que informadas na inscrição.

Ademais, estará disponível, durante toda a duração do evento e para todos os seus participantes, independentemente da categoria, atendimento de saúde mental pela Equipe Regional de Espaços Seguros.

Maiores Informações:

Para maiores informações entrar em contato em contato@escoteirosdf.org.br ou pelos telefones (61) 3039- 3419, (61) 3039-3453 ou (61) 98175-0008 (whatsapp).

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