Escotista e Dirigente

Boletim 1

Objetivo

A Diretoria de Gestão de Adultos do Distrito Federal (DGA – UEB/DF), com o intuito de qualificar os adultos voluntários do Movimento Escoteiro, abre inscrições para o Curso Avançado (CA), nas linhas Escotista e Dirigente, em formato híbrido.

Esta modalidade de curso combina conteúdos ministrados no Campo Escola Virtual (CEV) dos Escoteiros do Brasil por meio de estudos autônomos, assíncronos e tutorados com uma etapa presencial acampada.

Pré-requisitos

  • Ter realizado a Promessa Escoteira;
  • Ter um APF cadastrado no Paxtu;
  • Ter a recomendação do APF enviada para dga@escoteirosdf.org.br até 9 de janeiro de 2026;
  • Estar em dia com o Registro Escoteiro junto à União dos Escoteiros do Brasil no período do curso, etapas EAD e presencial;
  • Ter concluído o NÍVEL Intermediário na linha de formação da inscrição para o CA por meio de solicitação encaminhada via CONDECORA até 19 de dezembro de 2025;
  • Ter realizado o pagamento da taxa conforme este boletim;
  • Ter disponibilidade diária para acesso ao ambiente virtual no período do curso;
  • Ter acesso à internet e dispositivos eletrônicos (computador, tablet, ou celular);
  • Ter disponibilidade para participar integralmente da etapa presencial de forma acampada.

Datas e Horários

Inscrições: de 26 de outubro de 2025 a 9 de janeiro de 2026;

Reunião prévia online: segunda, 12 de janeiro de 2026, das 20 às 21h, através da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/xoe-ktak-tym

Etapa EaD: de 12 de janeiro a 12 de fevereiro de 2026, até às 23h55;

Etapa Presencial: das 8h de sábado, 14 de fevereiro, às 18h de terça, 17 de fevereiro de 2026, no Campo Escola dos Escoteiros do DF (SCES Trecho 3, lote 3, Asa Sul, Brasília/DF).

Inscrições

  • As inscrições serão realizadas através do Meu Paxtu, de 26 de outubro de 2025 a 9 de janeiro de 2026;
  • Não serão aceitas inscrições via Lote no Paxtu Administrativa;
  • Serão disponibilizadas 32 vagas para cada linha de formação por ordem de inscrição, podendo ser formada uma lista de espera para repor possíveis desistências;
  • As inscrições que ficarem na lista de espera desse curso não garantem vaga em cursos futuros.

Valor e Pagamento da taxa

  • O valor da taxa dependerá do dia de inscrição, da seguinte forma:
    • Fase 1, inscrições de 26/out a 9/nov/2025: R$400,00;
    • Fase 2, inscrições de 10/nov a 9/dez/2025: R$430,00; e
  • Fase 3, inscrições de 10/dez/2025 a 9/jan/2026: R$450,00.
  • O pagamento da inscrição à vista será no valor de R$400,00 até 10/dez/2025;
  • A Taxa poderá ser paga parceladamente da seguinte forma:
Número deparcelasVencimento da parcela em:
10/nov/2510/dez/2510/jan/2610/fev/26TOTAL
Inscrições até 9/nov/20254xR$100,00R$100,00R$100,00R$100,00R$400,00
Inscrições até 9/dez/20253xR$144,00R$143,00R$143,00R$430,00
Inscrições até 9/jan/20262xR$225,00R$225,00R$450,00
Inscrições até 9/dez/2025À vistaR$400,00R$400,00
  • O pagamento se dará mediante Pix pela chave ca2026@escoteirosdf.org.br, após a inscrição regular no Meu Paxtu;
  • O valor da inscrição considerará a data do pagamento da primeira parcela. Se o pagamento da primeira parcela ocorrer após a data de vencimento respectiva, será considerado o valor, os vencimentos e o parcelamento subsequente;
  • Após o pagamento, o cursante deve enviar o comprovante de pagamento à vista ou da primeira parcela para contato@escoteirosdf.org.br;
  • A partir de 11 de janeiro, atrasos ou inadimplências de qualquer natureza poderão gerar o cancelamento da inscrição sem direito a reembolso e a chamada dos cursantes da lista de espera;
  • Os cursantes da lista de espera poderão ser incluídos até o dia 17 de janeiro, de forma que haja tempo para a conclusão da etapa EAD. Nesse caso, deverão pagar a taxa de inscrição à vista e concluir a etapa EAD dentro do prazo dos demais cursantes;
  • Adultos voluntários que possuem isenção da contribuição associativa, Associado Isento (conforme instrui a Resolução CAN 09/2020), poderão solicitar isenção da taxa de inscrição deste curso enviando e-mail para contato@escoteirosdf.org.br até o dia 9 de janeiro.

Política de desistência do curso e devolução da taxa de inscrição

  • A data limite de desistência do curso com reembolso integral é dia 10 de janeiro de 2026. Após essa data, não haverá qualquer reembolso;
  • Toda solicitação de desistência do curso deve ser formalizada por email enviado para contato@escoteirosdf.org.br;
  • Não será possível o aproveitamento de inscrição para cursos futuros.

Política de desistência do curso em caso de doença

  • A desistência pela impossibilidade de participação da etapa presencial por razões de saúde pode ser solicitada até o dia 14 de fevereiro de 2026;
  • Neste caso, o cursante recebe o reembolso integral da taxa de inscrição;
  • Para solicitar a desistência nesta categoria, o cursante deve enviar a solicitação de cancelamento e o atestado médico para contato@escoteirosdf.org.br até o dia 14 de fevereiro de 2026;
  • Após a data acima, não haverá reembolso de qualquer valor ou aproveitamento da inscrição para cursos futuros.

Política de transferência de inscrição

  • A data limite para transferência de inscrição para outro cursante não inscrito é 10 de janeiro de 2025;
  • A solicitação de transferência de vaga deve ser formalizada enviando um email para contato@escoteirosdf.org.br;
  • O cursante beneficiado pela inscrição cedida por outro adulto deve concluir a etapa EAD dentro do prazo estabelecido para os demais cursantes.

Comunicação com o Cursante

Atualização de cadastro no Paxtu

A comunicação entre o Escritório Regional ou a coordenação do curso e os cursantes é realizada por meio de e-mail e WhatsApp. Dessa forma, antes de se inscrever no curso, atualize seus dados no Paxtu, certificando-se de que os dados do seu cadastro estão corretos, especialmente o endereço de e-mail e o telefone disponibilizados. Lembre-se de que, havendo necessidade de entrar em contato com você, esses serão os canais utilizados.

Grupos de WhatsApp

O grupo de WhatsApp é o canal oficial do curso para divulgarmos informações e para agilizar nossa comunicação. Os tutores e membros da equipe de formação estão disponíveis no grupo.

Para ingressar no grupo de sua linha de formação, acesse o link correspondente:

Clique na imagem acima para acessar o grupo de Whatsapp de Dirigentes ou copie e cole o link a seguir:Clique na imagem acima para acessar o grupo de Whatsapp de Escotistas ou copie e cole o link a seguir:
https://chat.whatsapp.com/Has0OUm9MBF1Dm218vrawn?mode=wwchttps://chat.whatsapp.com/Jokx769rayvCb5a7ezHVDi?mode=wwc

Acampamento

Todos os cursantes, salvo situações excepcionais comunicadas à direção do curso, deverão dormir em barracas. O Campo Escola estará aberto a partir das 18h da sexta-feira, 13 de fevereiro, assim como às 7h do sábado, 14 de fevereiro, para a montagem dos campos.

Os cursantes terão livre acesso aos seus dispositivos móveis para se comunicar com suas famílias, mas durantes as atividades do curso, pede-se total concentração.

Cada cursante deve levar seu material de campo, não sendo fornecido nenhum equipamento por parte da Região Escoteira.

Restrições alimentares e ajustes de aprendizagem

As restrições alimentares serão retiradas do Paxtu, devendo o cursante manter sua ficha médica atualizada.

Havendo a necessidade de qualquer ajuste para melhor aprendizagem, sendo por neurodivergência ou deficiência, o cursante deve comunicar à Direção do Curso até o dia 17 de janeiro pelo email dga@escoteirosdf.org.br.

A atualização do Paxtu ou qualquer comunicação de ajustes devem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2026.

No dia 18 de janeiro será emitido um relatório com as restrições alimentares e necessidades de ajustes à aprendizagem.

Aprovação no curso

Critérios ePara ser aprovado no Curso Avançado Híbrido, linha Escotista ou Dirigente, o cursante deve ser aprovado nas etapas EAD e presencial conforme os critérios abaixo:

  • Etapa presencial: participar de 80% das unidades didáticas presenciais. informações sobre a aprovação…
  • Etapa EAD: participar dos fóruns e ser aprovado nas tarefas de todas as Unidades Didáticas;

Visitas externas não são autorizadas

Não são autorizadas visitas externas aos cursantes durante o período do curso ou a presença de familiares no Campo Escola.

Dúvidas

Entre em contato com a equipe do Escritório Regional pelo email contato@escoteirosdf.org.br ou o WhatsApp  61 98175 0008.

Aspectos não previstos

Quaisquer aspectos não previstos neste boletim serão tratados pela Direção do Curso.

Sempre Alerta para Servir!

Hugo Teixeira Montezuma SalesDiretor do Curso AvançadoMarcus Vinícius Ribeiro LimaDiretor do Curso Avançado
Marcelo EliasDiretor de Gestão de Adultos DFBruno SouzaCoordenador EAD DF
Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *