Contagem Regressiva
Rumo ao grande dia: 04/10/2025 às 08:00 ⛺️🗺️
“Eram sete horas de uma noite muito quente ali pelas colinas de Seeonee quando o Pai Lobo acordou da sua soneca, coçou a cabeça, bocejou e esticou as patas, uma de cada vez.
Mãe Loba estava deitada cercando quatro filhotes desajeitados e barulhentos com seu grande focinho cinza. A luz da lua brilhava na boca da caverna onde moravam.
— Augrh! — disse Pai Lobo. — Hora de ir caçar de novo.”
Reconhecem esse trecho? Assim começa a história de Mowgli, o menino lobo, que serve como plano de fundo para as aventuras do Ramo Lobinho!
O retorno à Jângal é o mote para a 48ª Jan-Bra – Jângal em Brasília, nossa atividade regional anual do Ramo Lobinho, que, nesta edição, será feita de forma descentralizada, em quatro locais.
Com o tema “Jângal em Festa”, a Jan-Bra deste ano será uma celebração da Jângal, com atividades e experiências feitas com base no Livro da Selva, de Rudyard Kipling – o Livro se tornou famoso o menino lobo mais querido de todos, mas que trás outras tantas histórias.
Será um momento de integração e de muita diversão!
Informações Gerais
Início
4 de outubro de 2025 (Sábado) às 8h
Final
4 de outubro de 2025 (Sábado) às 19h
Locais:
- Jan-Bra 1
(UELs: 2º, 9º, 11º, 36º, 52º, 60º, 68º, 70º, 72º e 74º)
Centro Integrado de Educação Física - CIEF - SGAS 907 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-100. - Jan-Bra 2
(UELs: 6º, 7º, 10º, 14º, 22º, 25º, 35º, 37º, 58º, 61º e 71º)
Museu Vivo da Memória Candanga - Núcleo Bandeirante - Setor JK Lote D - Núcleo Bandeirante, Brasília - DF, 71739-020. - Jan-Bra 3
(UELs: 1º, 3º, 4º, 5º, 15º, 20º, 23º, 48º, 55º, 56º e 57º)
IFB Campus Brasília - SGAN Quadra 610 Módulos D, E, F, G - Asa Norte, Brasília - DF, 70830-450. - Jan-Bra 4
(UELs: 12º, 13º, 19º, 33º, 40º, 43º, 65º, 67º, 69º e 73º)
Parque Ecológico do Riacho Fundo - Riacho Fundo I, Brasília - DF.
Taxa de Inscrição: R$75,00 para Jovens e R$50,00 para Adultos (inclui material de programa, infraestrutura, alimentação e distintivo).
Taxa da Camiseta: R$40,00.
Prazo de inscrição no PAXTU e do pedido da camiseta: 1º de setembro a 14 de setembro.
Data final de pagamento de inscrições e camisetas por Pix Único pela Unidade Escoteira: até 15 de setembro.
Data final de cancelamento da inscrição e recebimento de devolução: 15 de setembro.
DINÂMICA DA ATIVIDADE:
Neste ano a Jan-Bra será dividida em quatro locais, da seguinte forma:
Jan-bra 1 | Jan-bra 2 | Jan-bra 3 | Jan-bra 4 |
|
|
|
|
A inscrição no Paxtu será unificada, sendo a alocação nos eventos da forma acima feita automaticamente pela organização.
Programação e Horários
O credenciamento dos lobinhos se iniciará às 8h da manhã. Solicitamos que os adultos das equipes de serviço estejam presentes pelo menos às 7h30min para preparação do local, sem prejuízo de acordos específicos em cada região.
Os jovens circularão em equipes mistas, compostas por lobinhos e diferentes alcateias – todas devidamente acompanhadas por um escotista inscrito. A atividade será com bases temáticas, inspiradas em histórias do Livro da Jângal.
Teremos uma pausa para almoço entre 12:00 e 14:00, aproximadamente, além de lanches durante as bases. Toda a alimentação de jovens e adultos está inclusa na taxa do evento.
Todos participantes receberão papel toalha para remoção dos resíduos que ficarem nos respectivos kits rango decorrentes do almoço. Não deverá haver o uso das pias dos locais para limpeza das louças, para que não haja entupimentos.
Ao final do dia faremos uma bela Flor Vermelha, encerrando as atividades por volta das 19h.
Material Individual
- Lobinhos devem levar Mochila de ataque, identificada com o nome do lobinho e UEL, contendo capa de chuva, protetor solar, kit rango (copo, prato e talheres) e garrafinha de água.
Eventual material coletivo deverá ser verificado pelas Unidades Escoteiras de acordo com cada região.
INSCRIÇÃO E CATEGORIAS
Inscrição: A inscrição deverá ser feita pelas Unidades Escoteiras no Paxtu Administrativo até o dia 14 de setembro de 2025 (domingo).
🎒 Jovem
R$ 75,00 (inclui material de programa, infraestrutura, alimentação e distintivo).
O Jovem deve estar com:
- Registro ativo e válido durante todo o evento;
- Cadastro no Paxtu e idade compatíveis com o ramo de inscrição.
🧭 Escotista
R$ 50,00 (inclui infraestrutura, alimentação e distintivo).
O Adulto deve estar com:
- Registro ativo e válido como escotista ou dirigente durante todo o evento;
- Idade superior a 18 anos na data do evento.
🌲 Equipe de Serviço
R$ 50,00 (inclui infraestrutura, alimentação e distintivo).
O Adulto deve estar com:
- Registro ativo e válido em qualquer categoria durante todo o evento;
- Idade superior a 18 anos na data do evento.
❤️ Assistente Terapêutico (AT)
R$ 50,00 (inclui infraestrutura, alimentação, distintivo).
O Adulto deve estar com:
- Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório;
- Indicação dos pais ou responsáveis do jovem, podendo ser um deles.
A Inscrição do Assistente Terapêutico no Paxtu deve ser acompanhada de imediato encaminhamento de e-mail para dme@escoteirosdf.org.br indicando qual o jovem assistido, bem como informações para contato.
💰 Os jovens, os respectivos responsáveis e os adultos voluntários deverão acertar as taxas individuais com suas Unidades Escoteiras Locais (Grupo Escoteiro ou Seção Autônoma), conforme regras por elas definidas.
📌 O pagamento à vista deverá ser feito integralmente até o dia 15 de setembro, em pix único por Unidade Escoteira Local pela chave jambra2025@escoteirosdf.org.br. O pix deve ser acompanhado do encaminhamento do comprovante ao e-mail contato@escoteirosdf.org.br até o dia 15 de setembro.
📨 Ao enviar o comprovante do Pix, a unidade escoteira local deverá, necessariamente, encaminhar mensagem identificando a quem se refere as inscrições pagas.
✅ Como de praxe, os jovens e adultos isentos do pagamento do Registro Anual também serão isentos da taxa do evento, a qual será custeada pela Região Escoteira. Para tanto, a Unidade Escoteira deverá informar a condição de isento do jovem ou adulto ao encaminhar o comprovante de pagamento.
INSCRIÇÃO DE PAIS DE APOIO
Fica facultada a inscrição de Pais de Apoio pelas Unidades Escoteiras Locais.
Entende-se por “Pai de Apoio” o associado contribuinte (pai, mãe, tutor, detentor da guarda, responsável no geral pelo jovem) que não possua registro próprio.
A inscrição dos Pais de Apoio se dará mediante o envio da listagem respectiva pelas Unidades Escoteiras Locais até o dia 15 de setembro junto com a lista de jovens e o comprovante de pagamento. A inclusão na atividade no Paxtu será na modalidade “Inscrição Avulsa” e será feita pela Região Escoteira.
A taxa de inscrição para Pais de Apoio é a mesma para os demais Adultos Voluntários (R$ 50,00) e inclui alimentação, infraestrutura e o distintivo da atividade.
Conforme POR, não será admitida a atuação de Pai de Apoio sem registro como Acompanhante Terapêutico ou na aplicação do programa com o jovem.
CAMISETA
Estarão disponíveis para compra as camisetas do evento:
Valor: R$40,00.
O pedido da camiseta se dará no ato de inscrição no Paxtu, no mesmo prazo. O pagamento deve ocorrer até dia 15 de setembro, nos mesmos moldes do pagamento da inscrição.

REGRAS GERAIS
Cancelamento da inscrição: O cancelamento da inscrição com reembolso integral poderá ser solicitado, impreterivelmente, até o dia 15 de setembro de 2025 (segunda-feira). Após esse dia, cancelamentos de inscrição não gerarão direito a reembolso, mesmo no caso de pagamentos parcelados. Em qualquer caso, o cancelamento deverá ser solicitado por e-mail para contato@escoteirosdf.org.br.
Aproveitamento de Inscrição: Não é permitido o aproveitamento de inscrição paga como crédito em outro evento. Caso o inscrito não possa participar do evento, indica-se o cancelamento da inscrição, com recebimento de eventual reembolso, conforme o caso.
Transferência de Inscrição: Serão admitidos pedidos de transferência de inscrições pagas total ou parcialmente até o dia 27/9/2025, enviados para o e-mail contato@escoteirosdf.org.br, desde que dentro da mesma categoria de inscrição (Jovem ou Adulto) e ramo (no caso de Jovem), ficando o beneficiário da transferência incumbido do pagamento de eventuais valores pendentes.
Ficha Médica: Solicitamos que todos os participantes mantenham suas fichas médicas atualizadas, incluindo revisão das restrições alimentares. A atualização garante um atendimento mais preciso e seguro em caso de necessidade durante o evento, incumbindo a cada inscrito e seus respectivos responsáveis realizá-la sempre que necessário.
Autorizações: As Unidades Escoteiras deverão estar com as autorizações de cada jovem devidamente assinadas pelos pais ou responsáveis. Não haverá entrega para a coordenação do evento.
Atitudes e Comportamento: Eventos escoteiros representam um espaço de encontro, intercâmbio e amizade, refletindo os valores expressos na Lei e Promessa Escoteira. O não cumprimento das normas ou instruções fornecidas pela Organização acarretará medidas apropriadas, podendo inclusive resultar na exclusão do participante.
Relações Interpessoais: Atitudes ou situações que comprometam a integridade física, psíquica e moral dos participantes, assim como sua estabilidade emocional, não serão toleradas. Os participantes devem demonstrar respeito mútuo, enquanto os adultos devem aderir à Política de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil, conforme estipulado no Capítulo 15 do nosso P.O.R.
Procedimentos não previstos: A coordenação do evento decidirá quanto aos procedimentos não previstos neste boletim.
ESPAÇOS SEGUROS
Os Escoteiros do Brasil comprometem-se a oferecer um ambiente seguro para que os conceitos da Política Nacional de Espaços Seguros sejam cumpridos com excelência.
Serão viabilizadas distintas formas de inclusão, de acordo com necessidades específicas de seus participantes, desde que informadas na inscrição.
Ademais, estará disponível, durante toda a duração do evento e para todos os seus participantes, independentemente da categoria, atendimento de saúde mental pela Equipe Regional de Espaços Seguros.
MAIORES INFORMAÇÕES
Para maiores informações entrar em contato em contato@escoteirosdf.org.br ou pelos telefones (61) 3039-3419, (61) 3039-3453 ou (61) 98175-0008 (whatsapp).