⏳ Contagem Regressiva
1. Apresentação
Depois de oito anos desde a última edição, retornamos com o nosso Ajuri Regional, o maior acampamento da Região Escoteira do Distrito Federal, realizado a cada quatro anos, voltado aos ramos escoteiro, sênior e pioneiro, com possibilidade de visita pelo ramo lobinho e, agora, pelo ramo filhotes também. “Ajuri” é uma palavra de origem indígena que significa mutirão, reunião de pessoas.
Neste ano, buscando rememorar as origens do nosso movimento e sua evolução, adotamos como tema “De Brownsea a Brasília”, planejando atividades que favoreçam experiências tipicamente escoteiras, como se o acampamento que deu início a tudo fosse refeito hoje, na capital do nosso País.
Desse modo, buscando que Escoteiros se divirtam sendo Escoteiros, oferecemos a todos essa atividade!
Participem!
2. Informações Gerais
Início
27 de setembro de 2025 (Sábado) às 7h
Final
28 de setembro de 2025 (Domingo) às 19h
Local
Centro Integrado de Educação Física – CIEF – SGAS 907 – Asa Sul, Brasília – DF
Taxa
R$155,00 Jovens | R$130,00 Adultos
Inscrições
1º a 18 de agosto de 2025
🎯 3. Dinâmica da Atividade
A atividade se inicia sábado pela manhã, a partir das 7h, com a abertura do campo para chegada das Unidades Escoteiras e montagem das barracas.
A abertura do evento ocorrerá às 10h, sendo esse o horário limite para que todos os inscritos cheguem, montem suas barracas e preparem-se.
Durante o evento, os jovens participarão de 3 grandes módulos
Módulo Ipê
Orientação, bússola e pioneirias.
Módulo Capivarinhas
Atividades aquáticas, culinárias e fogueiras.
Módulo Vila
Experiências nos 4 eixos da progressão escoteira.
Módulo Noturno
Na noite de sábado, uma grande festa!


👥 4. Formação e Circulação das Equipes
Os ramos escoteiros e sênior serão divididos em patrulhas, as quais serão agrupadas em Tropas. Durante os Módulos Ipê e Capivarinhas, será dada preferência à circulação dos jovens nas patrulhas e nas tropas, acompanhadas por escotistas. Nos Módulos Vila e Noturno, os jovens poderão circular como acharem mais oportuno. As alimentações serão feitas por patrulha.
Cada Unidade Escoteira Local deverá encaminhar a separação dos jovens dos ramos escoteiro e sênior em patrulhas pelo e-mail ajuri2025@escoteirosdf.org.br no prazo para encaminhamento do comprovante de pagamento (19 de agosto). Caso contrário, a separação será feita pela organização. O agrupamento das patrulhas em tropas será feito pela organização e privilegiará a diversidade na representação de Unidades Escoteiras.
O ramo pioneiro será dividido nos clãs das respectivas unidades escoteiras. Nos módulos Ipê e Capivarinhas, será dada preferência à circulação de todos os pioneiros em conjunto, em um bloco único, na medida do que for viável. Já nos Módulos Vila e Noturno, os jovens poderão circular como acharem mais oportuno. As alimentações serão feitas em equipes de, pelo menos, 8 pessoas. Cada clã comporá, automaticamente, uma equipe. Os clãs que possuírem menos de 8 membros serão agrupados com outros clãs em igual situação.
Fica facultada às unidades escoteiras já indicar uniões de clãs para esse fim, desde que pelo e-mail ajuri2025@escoteirosdf.org.br no prazo para encaminhamento do comprovante de pagamento (19 de agosto), respeitando o mínimo de 8 pioneiros(as). Equipes com menos de 8 membros serão unidas pela organização.
Demais ramos (Escoteiros e Sêniores) patrulha de 8 membros.
🍲 5. Alimentação
Ficará a cargo das patrulhas e dos clãs fazerem a própria comida e dos escotistas que os acompanharão, conforme boletim específico.
A organização fornecerá mesas para a patrulha cozinhar, cobertura e todos os insumos, cabendo a cada patrulha se organizar para levar fogareiro, combustível, utensílios, panelas e demais materiais de cozinha porventura necessários. Tudo isso além dos pratos, copos e talheres dos membros.
A organização divulgará o cardápio da atividade no boletim específico para preparação dos jovens. Será dada preferência a receitas que demandem poucos utensílios. Eventuais restrições alimentares serão consideradas desde que registradas na ficha médica quando da inscrição no Paxtu.
Será separado período de duas horas para preparação de almoço e jantar e de uma hora para o café da manhã, devendo cada patrulha se preparar para fazer a alimentação nesse período.

📝 6. Inscrição e Categorias
A inscrição deverá ser feita no Meu Paxtu ou no Paxtu Administrativo
até o dia 18 de Agosto de 2025 (segunda-feira).
Categorias:
* Jovem Escoteiro
* Jovem Sênior
* Jovem Pioneiro
R$ 155,00 (inclui material de programa, infraestrutura, alimentação, distintivo e lenço do evento).
O Jovem deve estar com:
* Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório; e
* Cadastro no Paxtu e idade compatíveis com o ramo de inscrição.
* Adulto Voluntário*
*As formas de atuação do Adulto Voluntário estarão disponíveis no próximo boletim, seja como Escotista, seja na Equipe de Serviço do Programa, seja ainda na Equipe de Serviço da Infraestrutura.
R$ 130,00 (inclui infraestrutura, alimentação, distintivo e lenço do evento).
O Adulto deve estar com:
* Registro ativo e válido em qualquer categoria durante todo o evento, podendo ser registro provisório.
* Idade superior a 18 anos na data do evento.
* Assistente Terapêutico (AT)
R$ 130,00 (inclui infraestrutura, alimentação, distintivo e lenço).
O Adulto deve estar com:
* Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório.
* Indicação dos pais ou responsáveis do jovem, podendo ser um deles.
A Inscrição do Assistente Terapêutico no Paxtu deve ser acompanhada de imediato encaminhamento de e-mail para dme@escoteirosdf.org.br indicado qual o jovem assistido, bem como informações para contato.
Os jovens, os respectivos responsáveis e os adultos voluntários deverão acertar as taxas individuais com suas Unidades Escoteiras Locais (Grupo Escoteiro ou Seção Autônoma), conforme regras por elas definidas.
As informações sobre a camiseta do evento serão fornecidas em boletim próprio.
💳 7. Pagamento
📥 À vista: até 19 de agosto
📥 Parcelado: duas parcelas (19/08 e 10/09)
🔑 PIX: único por Unidade Escoteira
Fica facultado aos participantes o pagamento da taxa de inscrição de forma integral, à vista, ou parcelada, em duas parcelas, sem alteração do valor.
O pagamento à vista deverá ser feito integralmente até o dia 19 de agosto, em pix único por Unidade Escoteira Local.
Já no caso de pagamento parcelado, a primeira parcela deverá ser paga pelo pix único que deverá ocorrer até o dia 19 de agosto e a segunda, também por pix único pela Unidade Escoteira, até o dia 10 de setembro com o valor remanescente.
Em ambos os casos, o pix deve ser acompanhado do encaminhamento do comprovante ao e-mail ajuri2025@escoteirosdf.org.br até os dias 19/8 e 10/9 respectivamente.
Ao enviar o comprovante do Pix, a unidade escoteira local deverá, necessariamente, encaminhar mensagem identificando a quem se refere as inscrições pagas, bem como se são pagamentos à vista ou parcelados.
Chave do Pix (Apenas para uso de Grupo Escoteiros e Seções Autônomas): ajuri2025@escoteirosdf.org.br.
A desistência após o pagamento da primeira parcela, mas antes do pagamento da segunda parcela não gerará direito à devolução do valor pago.
👨👩👦 8. Visitação pelos Ramos Lobinhos e Filhotes
- Será aberta visitação para os Ramos Lobinho e Filhotes por meio de boletim próprio.
- A visitação incluirá participação integral no Módulo Vila, assim como recebimento de distintivo.
- Também será facultada a compra da camiseta, na forma do boletim próprio.
- A participação do jovem ficará condicionada à inscrição de escotistas, na forma do boletim específico. Além do escotista, no caso do Ramo Filhotes, deve haver a inscrição do responsável.
⚖️ 9. Regras Gerais
🛡️ 10. Espaços Seguros
📧 11. Maiores Informações
☎️ (61) 3039-3419 | (61) 3039-3453 | WhatsApp: (61) 98175-0008